Blog da Sietar Brasil
(INATIVO)
![]() Por Cristiana Lobo No sábado, dia 07 de fevereiro, a coach e interculturalista Hanna Helstelä vai coordenar o workshop “Razão de Ser” no Impact Hub, em São Paulo. Todos os associados estão convidados para participar e, guiados por ela, definir qual é a razão de ser da Sietar Brasil como associação e como parte da Sietar no mundo. Hanna vai usar como ponto de partida a teoria do Golden Circle, comentada no célebre vídeo (TED) de 18 minutos de Simon Sinek, professor de Comunicação Estratégica da pós-graduação da Universidade de Columbia (EUA). Autor do clássico “Start with why”, ele explica como os maiores líderes mundiais influenciam o comportamento quando organizam sua comunicação a partir da razão de ser de uma marca ou ideia. Esta definição é essencial e funciona como um norte que direciona todas as outras decisões da organização. Questões como meios de captar recursos, divulgação do trabalho dos associados, aspectos comerciais e a comunicação estratégica, por exemplo, são diretamente influenciados a partir da definição clara dos objetivos da ong. Contamos com a presença de vocês e antes de assistir ao workshop, por favor, assistam ao vídeo que está legendado. Hanna também vai enviar um material para leitura em breve. Evento: Workshop Razão de Ser Público: Associados, voluntários e bolsistas Data: sábado 07 de fevereiro Hora: 8:30-17:00 (horário de início 8:30 se tivermos a maioria dos associados, 9:00 com qualquer número de presentes) Local: Impact Hub, Rua Bela Cintra, 409, São Paulo, SP. RSVP: [email protected] até quinta 29/jan Doação: quem puder, sugerimos doar R$ 50 para nos ajudar nos custos de aluguel e lanches. Pauta: (Re)definir a Razão de Ser da SIETAR Brasil Almoço: iremos a algum restaurante da regiāo, cada participante paga o seu almoço. Por Cristiana Lobo
Muito se fala na internacionalização da economia e da inserção do Brasil neste contexto global. O número de expatriados aumentou nos últimos anos e para entender a fundo como está a adaptação destes profissionais, no Brasil e em outras regiões do mundo, os professores Germano Glufke Reis (da FGV/EAESP, Sao Paulo) e Jordi Trullen (da ESADE Business School, Barcelona) estão conduzindo uma pesquisa sobre o tema. Os participantes são estrangeiros de diversas nacionalidades enviados por empresas com contratos de no mínimo seis meses. Eles são estrangeiros e brasileiros, que encontram-se expatriados em diversos países. Eles respondem a um questionário elaborado pelos professores e a intenção é verificar, entre outros fatores, o modo como as empresas dão suporte à motivação e ajustamento dos expatriados durante o período em que estão no exterior. Também são avaliadas as estratégias e características da expatriação que contribuem para a integração dos profissionais, ainda que atuem em um contexto cultural diferente do seu. Segundo o professor Germano, estudos anteriores sobre autenticidade têm mostrado que o “agir autêntico” nas organizações tem relação direta com um maior engajamento, senso de bem-estar e com o próprio desempenho profissional. Por essa razão, este é um dos fatores analisados no estudo, mas com foco na atuação do expatriado em outros países. Os resultados da pesquisa deverão ser publicados em artigos científicos das áreas de Organizacional Behavior, International Human Resources Management e International Business. Quem conhece alguém que se encaixe no perfil (expatriado que esteja atuando em outro país há, pelos menos, seis meses) e deseja participar, favor enviar e-mail para [email protected] ou [email protected]. Trata-se de uma importante contribuição para o desenvolvimento deste setor no Brasil. Também é possível participar direto pelo site da pesquisa. * Germano Glufke Reis - professor das disciplinas Gestão em Ambientes Multiculturais e Gestão de Pessoas. FGV/SP * Jordi Trullen – professor da disciplina Human Resources Management. ESADE/Barcelona. |
Arquivos
August 2015
Categorias
All
|