TEMA: "CULTURA E INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS" 28 e 29/agosto/2014 São Paulo-SP
Na
primeira década do século 21, fatores políticos e econômicos, no Brasil e em
outros países, contribuíram para uma maior internacionalização da economia
brasileira e das suas empresas. Aumentaram exponencialmente os investimentos
externos no Brasil e ultimamente o perfil desses
investimentos mudou: se antes eram grandes operações (acima de 1 bilhão de dólares), hoje
há mais operações abaixo de US$ 10 milhões. Isso significa que os investimentos
se diversificaram e pulverizaram em milhares de operações no país. Por outro lado, crescem também os
investimentos de empresas brasileiras no exterior, sendo os Estados Unidos e a
América Latina como os maiores receptores desses investimentos.
A “globalização”, tão discutida e decantada, está finalmente
presente em todas as áreas e atividades, exigindo de forma cada vez mais rápida
que as empresas e os trabalhadores brasileiros sejam capazes de responder às
crescentes exigências desse mercado internacional. A complexidade de um ambiente multicultural é
sentida pelos profissionais da empresa tanto no processo de expatriação de
executivos como também no apoio estratégico para a gestão de talentos. As
empresas valorizam cada vez mais a diversidade cultural de seus colaboradores.
Os desafios da comunicação, da liderança, da retenção de talentos, da política
de benefícios e da formação de profissionais deixaram de ser preocupações
locais nas empresas para se tornarem fatores de gestão e competitividade em
níveis globais. Equipes multiculturais bem conduzidas são
variáveis importantes de crescimento e destaque das empresas que operam em
mercados internacionais.
Nesse
sentido, na busca por conhecer e apresentar os conceitos de cultura,
identidade, dimensões culturais, propomos como tema da conferência Sietar
Brasil 2014 “Cultura e internacionalização de empresas”. Acreditamos que o bom
entendimento desses conceitos, somado à apresentação das pesquisas e
ferramentas elaboradas pelos interculturalistas são defundamental importância
para o bom desenvolvimento do processo de internacionalização das empresas
brasileiras.
THEME: "CULTURE AND COMPANIES INTERNATIONALIZATION" August 28th and 29th, 2014 São Paulo-SP
In the first decade of the 21st century, political and economic factors, in Brazil and other countries, contributed to the further internationalization of the Brazilian economy and its companies. Foreign investments in Brazil exponentially increased and ultimately the profile of these investments changed: previously there were large operations (over 1 billion dollars), today there are more transactions under 10 million dollars. This means that investments have been diversified and sprayed in thousands of operations in the country. On the other hand, Brazilian companies investments increases abroad, with the United States and Latin America as the largest recipients of these investments.
The "globalization", as discussed and decanted, is finally present in all areas and activities, requiring even more speed from Brazilian companies and workers in responding to the growing demands of this international market. The complexity of a multicultural environment is felt by the professionals of the company, both in the executive business expatriation process as well as on the support for strategic talent management. Companies increasingly value the cultural diversity of its employees. The challenges of communication, leadership, talent retention, policy benefits and professional training are no longer concerns only in local companies but become factors of management and competitiveness in global levels. Well-conducted multicultural teams are important growth variables and are highlights for companies that operate in international markets.
In the search for knowledge and presenting culture concepts, identity and cultural dimensions, we propose the theme of the SIETAR Brazil 2014 conference: "Culture and Companies Internationalization". We believe that a good understanding of these concepts, combined with the presentation of research and tools developed by interculturalists are essential for the proper development of the internationalization process of Brazilian companies.