SIETAR BRASIL - SOCIETY FOR INTERCULTURAL EDUCATION, TRAINING AND RESEACH
  • HOME
  • SOBRE/ABOUT US
    • ASSOCIADOS/MEMBERS
    • EQUIPE/TEAM
    • ESTATUTO/BYLAW
    • DOAÇÕES/DONATIONS
    • RESPONSABILIDADE SOCIAL
    • ASSEMBLEIAS
  • JUNTE-SE A NÓS/JOIN US
    • ASSOCIAÇÃO/MEMBERSHIP
  • EVENTOS/EVENTS
  • CONFERÊNCIAS
    • 2020 >
      • Inscrições / Registrations
      • Programação / Program
      • Chamada para Workshops / Call for Workshops
    • 2018 >
      • Chamada para Workshops / Call for Workshops
      • Programação / Program
      • Pre-conference workshop
      • Palestrantes / Speakers
      • Inscrições / Registrations
    • 2016 >
      • TEMA/THEME
      • CHAMADA PARA WORKSHOPS/CALL FOR WORKSHOPS
      • PROGRAMAÇÃO/PROGRAM
      • INSCRIÇÕES/REGISTRATION
      • INVESTIMENTO/COST
    • 2015 >
      • RESUMO/SUMMARY
      • TEMA/THEME
      • PROGRAMAÇÃO/PROGRAM
      • INSCRIÇÕES/REGISTRATION
      • INVESTIMENTO/COST
      • LOCAL/LOCATION
      • CHAMADA PARA APRESENTAÇÕES/CALL FOR PRESENTATIONS
    • 2014 >
      • TEMA/THEME
      • PROGRAMAÇÃO/PROGRAM
      • PRE-CONFERENCE WORKSHOP
      • INSCRIÇÕES/REGISTRATION
      • LOCAL/LOCATION
    • 2013 >
      • TEMA/THEME
      • PROGRAMA/SCHEDULE (Brazilian Portuguese)
      • PROGRAMA/SCHEDULE (English)
      • PRE-CONFERENCE WORKSHOP
      • INVESTIMENTO/COST
  • CONTEÚDO/CONTENT
    • BLOG
    • ONDE ESTUDAR/WHERE TO STUDY
    • ARTIGOS/ARTICLES
    • LIVROS/BOOKS
    • VÍDEOS/VIDEOS
    • AVALIAÇÕES/ASSESSMENTS
    • NEWSLETTER
    • MAIS/MORE LINKS

Blog

Origens do Réveillon no Brasil

17/12/2014

0 Comentários

 
Picture

Por Cristiana Lobo

O Réveillon no Brasil apresenta características específicas que refletem o sincretismo e o misticismo da nossa cultura, mesmo que a data tenha origem católica com a adoção do calendário gregoriano em 1582. 

O nome da festa tem origem no verbo francês réveiller, que significa “despertar”. Nossa celebração acontece em diversas cidades, no entanto, a festa que reúne cerca de 2 milhões de pessoas na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, é uma das maiores do mundo e atrai pessoas de diversos locais do planeta. 

A Umbanda e o Candomblé tiveram forte influência na forma de celebrar o ano novo no Rio de Janeiro e também no resto do país. Nos anos 70, os seguidores formavam diversos círculos na praia de Copacabana para festejar a virada do ano vestidos de branco ao som de cantos e atabaques, brindes de champanhe, comidas especiais, velas e flores. Era comum jogar no mar oferendas para Iemanjá, vista como a mãe das águas e dos orixás.  Entre os objetos estavam palmas e rosas brancas ou mesmo pequenos barcos de madeira repletos de presentes para a entidade como espelhos, itens de prata, estátuas, pentes, colares e outros objetos ligados à ela segundo a tradição. 

Mas a festa para o grande público se tornou oficial com o show pirotécnico. Em meados dos anos 1970, o Hotel Le Méridien, situado na orla de Copacabana, promoveu uma incrível queima de fogos que descia do topo do edifício em forma de cascata. A partir dos anos 1980 a rede hoteleira e os restaurantes localizados à beira-mar, em conjunto com a prefeitura, decidiram aderir à iniciativa e desenvolver um espetáculo mais grandioso. Segundo a antropóloga Marilu Campelo, a mídia começou a reproduzir estas festas e a popularização em novelas e programas de TV nos anos 80 e 90 atribuiu um novo significado já um pouco distante da sua origem afro-religiosa. A moda “pegou” e pode-se dizer que é um hábito recente no país.

As rodas religiosas que eram criadas nas areias de Copacabana passaram para praias mais distantes como Barra e Recreio. E hoje a queima de fogos dura cerca de 15 minutos em toda a orla e um público formado por brasileiros e estrangeiros vestidos de branco brindam a meia-noite com champanhe e muitos jogam flores no mar para Iemanjá, mesmo que não sigam a Umbanda ou Candomblé. A data passou a ter um significado místico de renovação e transformação, em que todos fazem pedidos e desejam sorte para o próximo ano. 

Ainda “importamos” mais algumas tradições como incluir uvas na ceia de final de ano, simpatia trazida por vinicultores portugueses, e lentilhas, que trazem fartura segundo os italianos. Já o hábito de pular ondas, viria dos gregos. Independente da origem cultural, a Sietar Brasil deseja a seus associados um ano novo repleto de felicidade e realizações e que possamos continuar crescendo juntos!


0 Comentários

Resultados da Assembleia

17/12/2014

1 Comentário

 
Picture
Por Cristiana Lobo

Dia 29 de novembro, no espaço Impact Hub São Paulo,  aconteceu a Assembléia de Planejamento Estratégico para  o ano de 2015 da Sietar Brasil.

O evento começou às 09h e durante toda manhã os associados que  compareceram trocaram idéias sobre as prioridades e os próximos  passos necessários para o crescimento da organização. O resultado  foi a definição de três workshops essenciais e a sugestão da  campanha 1 + 1.

Inês Meneses, presidente da Sietar Brasil, fez uma apresentação de abertura com o balanço da sua gestão. Ela mostrou as principais conquistas do último ano: a parceria com instituições como a FIA e a Missão Paz; a legalização da ong que agora atua com o próprio cnpj; a ampliação dos canais de comunicação como a newsletter e a página do Facebook; a realização de eventos como a Conferência e Compartilhando Interculturalidade, entre outros. 

Após a abertura, houve um workshop coordenado por Paula Vannucci, especialista em planejamento estratégico com cerca de 15 anos de experiência no ambiente corporativo. Ela conduziu a discussão e auxiliou o grupo a alinhas as prioridades para o próximo ano.

Constatamos a necessidade urgente da definição de três conceitos essenciais que vão orientar todas as próximas ações de 2015: Razão de Ser da Sietar Brasil, Comunicação Estratégica e Definição das Ofertas da Sietar. 

Foram marcados três encontros para debater os respectivos temas em fevereiro/março. No dia 07 de fevereiro, também no espaço Impact Hub São Paulo, Hanna Helstelä, profissional sênior com experiência em RH e coaching intercultural, vai coordenar um workshop para definirmos juntos a razão de ser da Sietar Brasil.

Joanna Skrzypczak, treinadora intercultural da Differänce, vai coordenar um encontro em que será decidido o que a Sietar Brasil vai oferecer para seus associados e para o público em geral. Cristiana Lobo, jornalista com experiência em gestão de conteúdo e comunicação digital, vai coordenar o outro encontro para auxiliar o grupo a definir a estratégia de comunicação mais adequada aos objetivos da Sietar Brasil. Ambos ainda sem data definida. 

Outro tópico importante deve-se à necessidade de aumentar a arrecadação de verba da ong. Algumas possibilidades levantadas foram patrocínio, aumento do número de associados, reajuste da anuidade e venda de itens no site da Sietar Brasil. Uma sugestão aceita foi a ação "1 + 1", em que cada associado fará a tentativa de trazer mais um membro para a Sietar Brasil.


No entanto, todas as ações apenas poderão ser estabelecidas após a clara definição da razão de ser da ong, dos produtos ofertados para os associados e da comunicação estratégica adotada. Portanto, é essencial a participação e o engajamento neste importante processo de definição de conceitos e novas metas. Contamos com a presença de vocês. 


1 Comentário

    Arquivos

    Agosto 2015
    Junho 2015
    Março 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Agosto 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014

    Categorias

    Todos
    AFS
    American Field Service
    Assessment
    British Council
    Connecting Classrooms
    Curso
    Escola
    Haiti
    Ida Castiglioni
    Integração Social
    Intercâmbio
    Intercultural
    Lucy Linhares
    Milton Bennett
    SIETAR
    SIETAR Brasil
    SOS Português
    Treinamento Intercultural

    Feed RSS

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.
  • HOME
  • SOBRE/ABOUT US
    • ASSOCIADOS/MEMBERS
    • EQUIPE/TEAM
    • ESTATUTO/BYLAW
    • DOAÇÕES/DONATIONS
    • RESPONSABILIDADE SOCIAL
    • ASSEMBLEIAS
  • JUNTE-SE A NÓS/JOIN US
    • ASSOCIAÇÃO/MEMBERSHIP
  • EVENTOS/EVENTS
  • CONFERÊNCIAS
    • 2020 >
      • Inscrições / Registrations
      • Programação / Program
      • Chamada para Workshops / Call for Workshops
    • 2018 >
      • Chamada para Workshops / Call for Workshops
      • Programação / Program
      • Pre-conference workshop
      • Palestrantes / Speakers
      • Inscrições / Registrations
    • 2016 >
      • TEMA/THEME
      • CHAMADA PARA WORKSHOPS/CALL FOR WORKSHOPS
      • PROGRAMAÇÃO/PROGRAM
      • INSCRIÇÕES/REGISTRATION
      • INVESTIMENTO/COST
    • 2015 >
      • RESUMO/SUMMARY
      • TEMA/THEME
      • PROGRAMAÇÃO/PROGRAM
      • INSCRIÇÕES/REGISTRATION
      • INVESTIMENTO/COST
      • LOCAL/LOCATION
      • CHAMADA PARA APRESENTAÇÕES/CALL FOR PRESENTATIONS
    • 2014 >
      • TEMA/THEME
      • PROGRAMAÇÃO/PROGRAM
      • PRE-CONFERENCE WORKSHOP
      • INSCRIÇÕES/REGISTRATION
      • LOCAL/LOCATION
    • 2013 >
      • TEMA/THEME
      • PROGRAMA/SCHEDULE (Brazilian Portuguese)
      • PROGRAMA/SCHEDULE (English)
      • PRE-CONFERENCE WORKSHOP
      • INVESTIMENTO/COST
  • CONTEÚDO/CONTENT
    • BLOG
    • ONDE ESTUDAR/WHERE TO STUDY
    • ARTIGOS/ARTICLES
    • LIVROS/BOOKS
    • VÍDEOS/VIDEOS
    • AVALIAÇÕES/ASSESSMENTS
    • NEWSLETTER
    • MAIS/MORE LINKS